Do jogador de blackjack ao bilionário: Charlie Ergen

Blackjack Million Charlie Ergen

Heute stellen wir einen der reichsten Männer Amerikas vor: Charlie Ergen. Der Milliardär wäre nicht da, wo er heute ist, wenn er nicht schon früh mit Erfolg beim Blackjack sein Vermögen vermehren hätte können.

Playamo Casino Banner

Em 1980, poucos meses antes de Charlie Ergen fundar a empresa que hoje é conhecida como Rede de pratos ele foi para uma casa de jogo com um amigo de jogo. Cassino no Lago Tahoe, no norte de Nevada. Ele ia fazer uma fortuna lá com o cartões de contagem machen. Ergen war damals 27 hatte sich das Buch „Playing Blackjack como a Business“ gekauft und lernte fleißig die Strategien darin. Unglücklicherweise erwischte ihn ein Casino-Wachmann beim Kartenzählen und die beiden wurden aus dem Casino geworfen und erhielten für immer Hausverbot.

Mais de três décadas depois, Ergen, agora com 60 anos, enfrenta novamente acusações de defraudar a casa - mas desta vez a casa está aqui, aninhada nos confins das suítes executivas de Burbank a Beverly Boulevard. E agora a Ergen's Englewood, Co.-based Dish Network, o terceiro maior fornecedor de TV via satélite/cabo do país, uma empresa de capital aberto que cresceu de uma empresa de $60.000 para um império com 14 milhões de assinantes e 14 bilhões de dólares em receita anual, é o inimigo número 1 da indústria de entretenimento.

Com freqüência crescente, Ergen tem se envolvido em jogos feios e de alto risco com Hollywood. Em sua brutal batalha com a AMC por causa das taxas de transmissão excessivas, ele deixou The Walking Dead e Mad Men do sistema Dish por meses. Ele também passou anos discutindo com as emissoras sobre a prática de transmitir sinais de TV à distância sem licença, e foi até pego quebrando uma promessa que ele fez sob juramento de parar de fazê-lo - tudo isso enquanto a Dish estava sendo chamada de "a pior empresa da América para se trabalhar" por um site de Watchdog. Mas tudo isso era apenas o preâmbulo da tremonha.

Em janeiro de 2012, a Dish introduziu seu serviço proprietário DVR, que permite aos consumidores "AutoHop", ou seja, assistir a toda a programação das redes em horário nobre sem ter que passar rapidamente pelos comerciais. Imediatamente após o lançamento do serviço, CBS, NBC, ABC e Fox entraram com uma ação judicial argumentando que a Dish os colocaria fora do negócio se lhes fosse permitido continuar oferecendo a tremonha. As redes querem que um juiz emita uma liminar, e a Fox está apelando da negação de um desligamento enquanto faz outra tentativa de proibir o Hopper - depois que o Dish acrescentou recursos móveis em meio ao desafio legal.

Ergen, que é casado e tem cinco filhos e cuja fortuna pessoal aumentou para cerca de US$ 10,6 bilhões, colocando-o no número 100 da atual lista de pessoas mais ricas da Forbes, expressa a confiança de que ele pode ganhar o processo judicial ganhar diz que está na hora de as estações de TV entrarem a bordo. "Algumas pessoas são avessas a mudanças, mas o modelo publicitário vai mudar com ou sem o funil", disse ele recentemente aos analistas. "O que estamos dizendo às emissoras é: 'Há uma maneira de vocês não enterrarem suas cabeças na areia'. "

As emissoras rejeitam essa avaliação. "Serviços [como Hopper] que minam o tecido econômico de nosso negócio não são apenas ilegais, eles potencialmente destroem nossa capacidade de dar às audiências o que elas querem", diz o presidente e CEO da CBS Leslie Moonves à THR. E acrescenta Ted Harbert, presidente da NBC Broadcasting, "Eu acho que isto é um ataque ao nosso ecossistema".

Não é de se surpreender que Hopper tenha se tornado extremamente popular. No ano antes de a Dish começar a oferecer o serviço gratuitamente, a empresa perdeu 166.000 assinantes. Desde então, o prato ganhou 89.000 de volta.

"Somos um pouco como um filme de Indiana Jones", disse um Ergen sanguíneo sobre sua empresa na conferência All Things Digital, em 11 de fevereiro. "Estamos sempre em apuros. Nós sempre saímos dela. Vamos sempre de jacarés a caras com flechas a cobras. Queremos vencer". (Ergen recusou-se a comentar este artigo).

In einer Zeit, in der die Einschaltquoten der Big Four Networks historische Tiefststände erreicht haben – Fox ist in dieser Saison um 21 Prozent gesunken und NBC wurde im Februar in der 18-zu-49-Demo von Univision geschlagen – ist es schwer genug, Werbetreibende zu überzeugen, dass sie die Zuschauer zu den Anzeigen bringen – wie es die Sender im Mai bei den jährlichen 10-Milliarden-Dollar-Präsentationen tun werden. Es ist sogar noch schwieriger, wenn ein großer Satellitenbetreiber seine Fähigkeit anpreist, Werbespots komplett aus dem Zuschauererlebnis zu eliminieren. Die Fernsehsender hoffen, dass sie die Werbekunden bei der Stange halten können, wenn Marktforschungsinstitute wie Nielsen anfangen, den Schwerpunkt auf die Zuschauer zu legen, die das Programm eine Woche nach der ersten Live-Übertragung sehen. Aber der Analyst Richard Greenfield fragt: „C3 vs. C7? Wer veräppelt hier wen, wenn es um das Ansehen von Werbespots bei DVR-Programmen geht?“

Curiosamente, fornecedores de TV como Time Warner Cable e DirecTV, embora presumivelmente de posse das mesmas capacidades tecnológicas, não ofereceram produtos que tenham desencadeado tal retaliação do setor. Talvez haja uma razão para isso.

Ergen apresentou o Hopper como um direito do consumidor, ao mesmo tempo em que disse aos analistas que os programadores "desvalorizaram" o conteúdo ao disponibilizar programas de TV na Netflix e ao processar a ESPN, entre outros, por permitir o streaming. A CBS está tentando desfazer seu acordo de licenciamento com a Dish, alegando que Ergen e seus principais tenentes esconderam fraudulentamente seus planos para a tremonha em conversações contratuais em 2011. E em fevereiro, Dish alegou que a CBS forçou a atriz "The Big Bang Theory" Kaley Cuoco a apagar um tweet patrocinado no qual ela endossou o tweet, embora não houvesse provas de que a atriz tivesse sido pressionada. Em um evento em homenagem a Moonves em março, Cuoco proclamou: "Quero aproveitar esta oportunidade para dizer uma coisa, Leslie, f- the Dish Network".

Como Hollywood entra relutantemente na era digital, novos jogadores como o serviço de Aereo TV do Barry Diller estão desafiando os fluxos de receita tradicionais e levando as redes para a quadra. (A Aereo Diller sobreviveu a um desafio legal inicial em 1º de abril, quando um tribunal de apelação permitiu que ela permanecesse em atividade pelo menos até um julgamento). Mesmo entre essas ameaças, porém, o prato representa talvez o perturbador mais agressivo e bem financiado. E ele é controlado por um homem que tem o dinheiro e a inclinação para levar a luta a seu fim legal e, para Hollywood, muito assustador. Sim, ele é conhecido por alguns dentro de sua organização por ser um falinhas mansas ("Eles tratam seus funcionários como escravos", diz uma análise on-line dos funcionários). Mas uma coisa é gritar com os subordinados e instalar um dispositivo de escaneamento para controlar o atraso (sim, ele realmente fez isso); outra bem diferente é destruir provas e enganar os juízes em uma sala de audiências - a louça foi punida por tal comportamento.

Tudo isso é o suficiente para perguntar:

Se Charlie Ergen é o homem mais odiado em Hollywood, o que a indústria deve fazer com ele?

Ergen está agora se preparando para uma luta que poderia responder a essa pergunta. Um acordo de licenciamento entre a Dish e a The Walt Disney Co. expira em setembro. As próximas conversações entre as empresas são a primeira grande negociação desde o lançamento do Hopper. A Disney provavelmente não quer carimbar um produto técnico como o Hopper, renovando seu contrato com a Dish. Mas é quase impossível para uma empresa de mídia renunciar aos bilhões de dólares que Ergen está pagando pela programação.

Este dilema entre amigos e inimigos é o enigma essencial que é o prato. Seis meses antes de seu contrato com a Disney expirar, Dish não estava na mesa de negociações, mas na sala do tribunal, processando a unidade ESPN da Disney por supostamente oferecer melhores tarifas à concorrência da Dish.

Naturalmente, Ergen tem sido saudado como um herói pelos defensores do consumidor que apreciam sua disposição para brincar com um modelo de TV que se tornou sagrado para os conglomerados de Hollywood. "Quando se trata de experimentar coisas novas e manter os custos baixos em um mercado competitivo, você precisa de um pioneiro como o prato", diz John Bergmayer da Public Knowledge, uma organização sem fins lucrativos de direitos.

Vijay Jayant, um analista que observa Dish há anos no ISI Group, observa: "A atitude de Charlie é: 'Em algum momento, eles negociarão comigo nos meus termos'. Ele continua blefando até não o fazer".

Se o prato exibe uma forma particular de agressão, os observadores atribuem-na ao fundador bilionário e à posição precária de sua empresa no competitivo setor de distribuição de vídeo.

Charlie Ergen nasceu no Tennessee, filho de um físico que se diz ter cunhado o termo "Síndrome da China" para descrever as inadequações de conter um acidente com um reator nuclear. Depois de jogar como pequeno atacante no time de basquete da universidade estadual, ele se formou em administração de empresas pela Wake Forest University em 1976 e depois trabalhou como analista financeiro na Frito-Lay. Dois anos depois, aos 25 anos, ele surpreendeu sua família "aposentando-se" - ou melhor, aproveitando os descontos que sua futura esposa, Cantey McAdam, recebeu de seu trabalho como comissário de bordo para viajar pelo mundo. Ele também brincou com a idéia de se tornar um jogador profissional de pôquer e blackjack.

Então, em 1980, seu amigo Jim DeFranco lhe falou sobre "uma grande antena parabólica que capta sinais do espaço", de acordo com um discurso de início do Wake Forest de 2012. Junto com DeFranco e McAdam, os três colocaram $60.000 de suas economias pessoais em uma empresa inicial chamada EchoStar em Denver suburbana.

Um montanhista ávido que escalou o Kilimanjaro e o Monte Everest, Ergen construiu sua empresa - agora oficialmente chamada DISH - em uma das 200 maiores do mundo, com lucros médios anuais de cerca de US$ 1 bilhão (Ergen controla 88% dos direitos de voto na empresa). O prato prosperou em grande parte por se concentrar nas áreas rurais montanhosas do país onde não havia linhas de TV a cabo - e, é claro, por estar disposto a enfrentar qualquer um que se atravessasse no caminho.

Empregados de mesa, adversários e analistas dizem que ninguém explora o sistema judicial como Ergen para obter uma vantagem competitiva. Há uma década, um juiz descobriu que Ergen havia violado uma promessa, feita sob pena de perjúrio, de parar de transmitir remotamente sinais de televisão locais. Um tribunal de apelação escreveu em 2006 que não havia "nenhuma indicação de que o EchoStar estivesse interessado em cumprir a Lei [Satellite Home Viewer] Act", acrescentando: "Parece que discernimos um 'padrão' e uma 'prática' de violar a Lei de todas as maneiras concebíveis".

Em meados dos anos 2000, quando Ergen estava batalhando com o TiVo sobre quem possuía os direitos da tecnologia DVR, o TiVo não só convenceu um tribunal de que Dish havia infringido uma patente, mas o juiz naquele caso considerou "de mau gosto" que a empresa de Ergen "dirigiu uma campanha publicitária dizendo que seus DVRs eram 'melhores que o TiVo' enquanto continuavam a infringir a patente do TiVo". Em 2009, o prato foi oficialmente sancionado pelo tribunal. (As partes mais tarde se entenderam).

Talvez os mais notórios foram os juízes furiosos que perseguiram a recente disputa de Dish com a Cablevision/AMC depois que Dish terminou um contrato de 15 anos para transportar as redes Voom, uma série de 21 canais HD pouco assistidos como Kung Fu HD e Film Fest HD. Nos primeiros dias do julgamento, Dish foi castigado por "má fé" ou "negligência grosseira" na destruição de e-mails internos da empresa. Um juiz visivelmente irritado da Suprema Corte de Nova York, Richard Lowe, ameaçou mais tarde iniciar uma investigação se os documentos de Dish não fossem liberados. A ação judicial ficou tão feia que a gerente da parabólica Carolyn Crawford deu um soco no pai do advogado adversário ao sair da sala de audiências. Mais tarde, ela pediu desculpas no tribunal aberto.

Em um caso de assédio sexual de 2005 em Maryland, um juiz escreveu que "EchoStar é culpado de destruição grosseira de provas". Em uma disputa de marca registrada em 2012, um juiz disse dos advogados de Dish que em seus 17 anos no banco, ele nunca havia testemunhado "tal discórdia ou contenda".

"A maioria das empresas tem um viés institucional contra o litígio e o vêem como um mal necessário", diz um membro interno da rede. "Mas para Charlie, é a maneira como ele dirige sua empresa. No entanto, você nunca o verá processar em seu estado de origem. Seu nome é terra no Colorado. Os juízes estão de calcanhares".

De fato, quando Dish entrou com uma ação judicial em maio de 2012, numa tentativa de levar as redes ao tribunal e fazer com que um juiz declarasse o funil legal, o fez em Nova Iorque.

A parabólica continua a ser combativa a cada esquina. A Comissão Federal de Comércio e o Departamento de Justiça estão a mover em conjunto uma ação judicial contra a empresa por suposta violação do Regras de telemarketing, fazendo chamadas não solicitadas a milhões de consumidores. Dish também aproveita todas as oportunidades para anunciar seu Hopper como o produto tecnológico tão grande que as emissoras não querem que ninguém ouça falar dele (mesmo quando dizem aos juízes que o Hopper não é tão diferente dos outros DVRs).

A rotação de emboscada é comum no prato. Nos sites de notícias do setor, os funcionários deixam regularmente comentários com o objetivo de promover secretamente os serviços de prato. Um escritor para AllThingsD ficou tão irritado que em 2011 escreveu uma coluna intitulada "Dear Dish Network: Your Spam Makes Me Triste". Por favor, pare". O comunicado de imprensa sobre o caso Kaley Cuoco é outro exemplo. Não havia fonte para o suposto pedido da CBS de apagar seu tweet, e a CBS negou categoricamente. Quando solicitado a confirmar tal alegação, o porta-voz do Dish John Hall diz apenas: "Fomos contatados por alguém próximo à situação que nos disse que a CBS lhes pediu que apagassem o tweet".

Barbara Roehrig arbeitete Mitte der 90er Jahre bei EchoStar und war die erste weibliche Führungskraft des Unternehmens. Sie erinnert sich an ständige Auseinandersetzungen mit Ergen, der manchmal damit drohte, in einen Raum zu gehen und alle Mitarbeiter zu feuern, die er als „verrücktes Pack“ bezeichnete. „Der Modus Operandi ist dort das Schreien, und das fordert seinen Tribut“, sagt Roehrig und fügt hinzu, dass sie immer noch mit vielen im mittleren Management von Dish in Contato steht, die sich weigern, in die Führungsetagen des Unternehmens aufzusteigen, weil das emotionalen Aufruhr mit sich bringt. „Wir waren alle in der Schusslinie von Charlies Tiraden.“

Dish foi chamada de "a pior empresa para se trabalhar nos Estados Unidos" pelo website 24/7 Wall Street, com base em revisões de scathing no website de empregos Glassdoor.com. Os funcionários foram submetidos a "relatórios de crachá" nos quais lhes é dada uma marca vermelha por chegarem atrasados por minutos de cada vez. Quando viajam, os funcionários são solicitados a fazer vôos de olhos vermelhos, compartilhar quartos de hotel e reembolsar a empresa se derem mais de 15% de gorjeta. Um representante de vendas diz a THR: "No meu escritório, você não pode sequer ir ao banheiro pela manhã antes de seguir sua rota, ou à noite, até sair do trabalho". (Um representante da Prato diz que a empresa abandonou seus relatórios de crachá em janeiro e nega que os funcionários são forçados a fazer vôos de olhos vermelhos e não são autorizados a fazer intervalos no banheiro).

 

Casumo Casino Banner

Depois que Dish enfrentou a má imprensa, a gerência tentou intervir. O CEO da Dish Joe Clayton enviou aos funcionários um e-mail que dizia, entre outras coisas: "Se você está feliz aqui na DISH e acha que a empresa está indo na direção certa, acesse Glassdoor.com e dê seu feedback".

Na sede da Dish no Colorado, os executivos da empresa descartaram perguntas sobre se a Dish era realmente a mais malvada das empresas malvadas.

"Acho que é um lugar desafiador para se trabalhar", admite Dave Shull, um vice-presidente sênior da Dish responsável pela aquisição de conteúdo. Ele diz que é comum que as reuniões sejam "animadas", mas ele dá as boas-vindas ao espírito agressivo da empresa. "Você sempre pode ser um seguidor, um escravo da concorrência e esperar pelo melhor", diz Shull. "Ou você pode assumir a liderança, tentar aumentar a participação no mercado e inovar. O que acontece no esqui ou na equitação quando você se senta é que você perde o controle. Nós nos sentamos".

 

Após vários anos de crescimento, Dish, como o resto da indústria de cabos e satélites, está enfrentando novos desafios. Em 2012, os provedores de televisão por assinatura adicionaram apenas algumas dezenas de milhares de assinantes, estimam os analistas. E a tendência geral não é boa. Em resposta, a Dish tem trabalhado agressivamente para manter as contas dos clientes mais baixas que seus concorrentes. As despesas relacionadas com os assinantes do prato subiram para US$ 7,25 bilhões em 2012, 6% acima do ano anterior, o que a empresa atribui ao aumento dos custos de programação. Em comparação, a DirecTV gastou mais de US$ 13 bilhões em programação em 2012 (e outros US$ 2 bilhões em serviço), um aumento de 12%. "Eu me arriscaria a adivinhar que os aumentos de programação da Dish estão entre os mais baixos do setor", diz Jayant.

Mesmo assim, isso pode não ser suficiente. O prato agora compete com serviços de TV baseados na Internet como Netflix e Hulu (a assinatura de qualquer um deles custa apenas cerca de um terço dos $49,99 por um pacote básico de prato), bem como combos para web e TV oferecidos por empresas como Time Warner Cable e Comcast.

Ao contrário de seus concorrentes, a Dish tem lutado para se expandir para outros negócios que não o serviço de TV por satélite. Em 2011, a empresa concluiu sua aquisição da Blockbuster, mas não conseguiu fazer a marca crescer até se tornar um concorrente viável da Netflix. Dish tem tentado fazer mais do seu espectro sem fio, que pagou cerca de US$ 3 bilhões para adquirir, mas tem sido frustrado pela FCC. A empresa tem tentado lançar um serviço de rede sem fio ultimamente, mantendo conversas com o Google e fazendo uma oferta agressiva para adquirir parte da rede 4G da pioneira Clearwire Corp.

Por enquanto, no entanto, o prato continua sendo um "pônei de um só truque", como diz o analista Jayant. Ao contrário da Comcast, a empresa não faz sua própria programação, e ao contrário da Time Warner Cable ou da Verizon, não tem a capacidade de oferecer um triple play TV/Internet/telefone. O que ela tem é o funil, levando um advogado defensor das redes a concluir:

"Ergen prefere pedir perdão do que permissão".

Alguns observadores legais acreditam que o prato será bem sucedido no tribunal. Em novembro, um juiz federal se recusou a emitir uma liminar para parar o funil, dizendo que a Fox tem um caminho íngreme pela frente ao argumentar que a Dish cometeu violação de direitos autorais e violou seus contratos com a rede. No entanto, o juiz não estava totalmente convencido da legalidade do sistema Dish, e alguns advogados acreditam que as emissoras acabarão prevalecendo. "Acho que um tribunal estará ao lado das emissoras por causa da economia, embora um novo teste [jurídico] tenha que ser desenvolvido porque isso não está de acordo com os padrões usuais", diz Bryan Sullivan do Early Sullivan.

 

Como a ação judicial pode determinar a capacidade de Dish de permanecer no jogo com base no resultado das próximas negociações de transporte. Ergen está fazendo uma aposta multibilionária de que a Disney não pode desistir dos 14 milhões de assinantes do Dish, mas se a empresa assinar um novo acordo, enviará um sinal de que as emissoras exageraram um pouco quando se trata da ameaça que acusam o funil de posar.

Se o negócio não der certo, o prato pode seguir uma nova rota. Ele poderia transmitir o ABC da Disney de qualquer forma, sem um contrato, mas em parceria com uma empresa como a Diller's Aereo, cuja tecnologia proprietária para capturar sinais de TV sobre as ondas aéreas e transmiti-los privadamente on-line provavelmente será combatida em um processo confuso. (A parabólica e a Aereo têm estado em conversações recentemente). Ou Dish poderia abandonar o rápido crescimento do custo de licenciamento dos esportes ao vivo da ESPN para posicionar ainda mais o distribuidor satélite como a alternativa barata no mercado. Mas isso é sem dúvida arriscado.

Os analistas já estão ficando um pouco nervosos. Em uma recente teleconferência, perguntou-se à gerência de pratos o que iria acontecer.

"Somos um grande cliente da Disney's", respondeu Clayton. "Eu não esperaria que eles o derrubassem com o AutoHop como uma razão". Ergen acrescentou: "Nossos cheques são bem grandes". O prato paga à Disney cerca de um bilhão de dólares por ano somente para a ESPN. Mas isso não é suficiente para tranquilizar a comunidade de analistas. "Não tenho idéia do que vai acontecer", admite Jayant.

Como a recente batalha legal entre a Dish e a ESPN mostrou, as taxas de assinantes em toda a indústria de TV estão interligadas graças à cláusula da nação mais favorecida (que garante que nenhum concorrente obtenha um acordo melhor). Se a Disney aceitar menos do que o valor de mercado da Prato, provavelmente terá que descontar também outros fornecedores. E desinvestir da Dish não significa necessariamente perder todos os 14 milhões de clientes de TV paga se alguns deles apresentarem defeitos em relação aos serviços concorrentes. Uma pesquisa recente da Lazard Capital descobriu que 41% a 48% dos assinantes de TV paga cancelariam ou trocariam seu serviço se perdessem um canal superior, e 35% desistiriam se perdessem a ESPN. "O impacto do conteúdo nos distribuidores está ficando mais forte", conclui o analista Barton Crockett.

 

A última vez que a Disney e a Dish chegaram a um acordo, em 2005, as negociações duraram um ano. Agora faltam apenas alguns meses para a expiração da licença em setembro, e os próprios negociadores que se encontrarão desconfortavelmente sentados um ao lado do outro em um tribunal por três semanas.

A Disney se recusou a comentar se passaria da tremonha, cuja legalidade dificilmente será resolvida antes que os dois lados tenham que fazer um acordo. Um porta-voz da Disney diz que qualquer renovação com o prato "seria consistente com os termos de mercado estabelecidos". Dish's Shull não diz se Ergen ou seus executivos se encontraram com a Disney, mas diz que espera que as duas empresas sejam capazes de resolver suas diferenças.

Ergen está prestes a receber o recibo por seu mau comportamento? Ou será que as emissoras se curvarão diante do que muitos acreditam ser a evolução inevitável do negócio publicitário? No final do ano, o resultado das negociações da Disney-Dish poderia sinalizar para onde a indústria está se dirigindo.

"Para algumas pessoas, isso se torna pessoal", diz Shull. "Para mim, é um negócio. Há sempre alguma discordância, mas quando há bilhões de dólares em jogo, a ganância geralmente vence".

 

 

 

 

"Somos um grande cliente da Disney's", respondeu Clayton. "Eu não esperaria que eles o derrubassem com o AutoHop como a razão". Acrescentou Ergen, "Nossos cheques são bem grandes". O prato paga à Disney cerca de $1 bilhões por ano somente para a ESPN. Mas isso não é o suficiente para estabelecer a comunidade de analistas. "Não tenho idéia do que vai acontecer", admite Jayant.

Como a recente ação judicial Dish-ESPN destacou, graças às disposições da "nação mais favorecida" (que garantem que nenhum rival conseguirá um acordo melhor), as tarifas dos assinantes estão entrelaçadas em toda a indústria de TV. Se a Disney aceitar menos do que o valor de mercado da Dish, ela provavelmente terá que dar descontos também a outros distribuidores. E afastar-se do prato pode não significar necessariamente perder todos os 14 milhões de consumidores de TV paga se alguns deles apresentarem defeito em relação aos serviços rivais. Uma pesquisa recente da Lazard Capital descobriu que 41% a 48% dos assinantes de TV paga cancelariam ou trocariam seu serviço se perdessem uma rede de transmissão de primeira linha, e 35% cancelariam se perdessem a ESPN. "Se alguma coisa, a alavancagem do conteúdo sobre os distribuidores está se fortalecendo", conclui o analista Barton Crockett.

HISTÓRIA: CES: Rede de pratos com novas características

A última vez que a Disney e a Dish fizeram um acordo, em 2005, as negociações levaram um ano. Agora, faltam apenas alguns meses para que a licença expire em setembro, e os próprios negociantes que se encontrarão lado a lado durante três semanas em uma sala de audiências.

A Disney declina comentar sobre se ela olharia para além do funil, cuja legalidade provavelmente não será resolvida antes que os dois lados precisem fazer um acordo. Um porta-voz da Disney diz que qualquer renovação com o prato "seria consistente com os termos estabelecidos no mercado". Dish's Shull não diz se Ergen ou seus executivos se encontraram com a Disney, mas diz que espera que as duas empresas sejam capazes de resolver suas diferenças.

O Ergen está prestes a ser recompensado por seu comportamento desagradável? Ou será que as emissoras se curvarão diante do que muitos acreditam ser a evolução inevitável do negócio publicitário? No final do ano, o resultado das negociações da Disney-Dish poderia sinalizar para onde a indústria está se dirigindo.

"Para algumas pessoas, isso se torna pessoal", diz Shull. "Para mim, é um negócio. Há sempre alguma diferença de opinião, mas com bilhões de dólares em jogo, a ganância geralmente vence".

Fonte: www.hollywoodreporter.com/news/dish-networks-charlie-ergen-is-432288?page=3

Playamo Casino Banner
Casumo Casino Banner
pt_BRPortuguês do Brasil